contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

10 segredos para o desenvolvimento do seu aplicativo mobile

Da definição da proposta ao planejamento de divulgação: confira 10 segredos fundamentais para o desenvolvimento de um aplicativo mobile!

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

Criar um aplicativo mobile não é uma tarefa impossível, mas requer muitos cuidados e um investimento. Unindo boas ferramentas, a programação e uma linguagem que chega ao público-alvo, torna-se possível alcançar sucesso, atraindo milhares ou milhões de downloads.

Não é segredo para ninguém, aliás, que o aplicativo para celular é a grande tendência do mercado mobile nos dias de hoje. Afinal, como pensar em celulares e tablets sem levar em conta os seus apps? Difícil, não é mesmo?

Do dia para a noite, estamos usando aplicativos para diferentes funções. Há, por exemplo, apps de redes sociais, que utilizamos para conversar com outras pessoas, compartilhar e consumir diferentes conteúdos. Há também aqueles de utilidades variadas, como apps de bancos, agendas de compromissos e mais.

Um dia sem o celular, portanto, já pode causar um grande alvoroço em nossas cabeças.

Dia após dia, inclusive, empresas lançam novos aplicativos para o mercado mobile. Buscam atrair a atenção dos usuários e, por consequente, também chamam a atenção de profissionais que se interessam por essa área.

Se há uma demanda pela criação de aplicativos mobile, do mesmo modo há uma demanda por bons profissionais. Aqueles que desenvolvem os melhores trabalhos e superam as expectativas que lhe são dadas.

Ao longo deste texto você vai receber uma série de dicas para a criação e o desenvolvimento de um aplicativo mobile. Continue a leitura e, ao fim dela, com toda certeza vai estar mais preparado para o desenvolvimento do seu app!

 

Vamos lá?!

 

10 segredos para o desenvolvimento do seu aplicativo mobile

 

1. Antes de criar um aplicativo, procure o melhor nicho

Em primeiro lugar, procure encontrar um problema que o seu aplicativo mobile possa resolver. Pense que, se a proposta é oferecer uma solução, antes você deve ter o problema em mãos.

Lembre-se de que o sucesso de um aplicativo mobile depende bastante do que ele oferece aos usuários. Não é comum que as pessoas deixem aplicativos, em seus celulares e tablets, sem motivo algum.

Em geral, eles estão lá para auxiliar em tarefas do dia a dia, como possibilitar a comunicação. Nem mesmo quem tem muito espaço interno costuma deixar apps sem utilidade em seus dispositivos móveis.

Uma dica, então, é fazer um processo de brainstorm. Preste atenção nos problemas que você mesmo enfrenta no dia a dia e tente tirar deles alguma inspiração. Do mesmo modo, situações que pessoas próximas a você vivenciam também podem te ajudar.

Quer um exemplo? Pode ser que, na atual crise econômica, muitos amigos seus estejam sem emprego, mas têm formações diversas. Por que não haver uma plataforma para que pessoas como eles possam divulgar seus serviços, de modo a garantir uma renda?

Dessa maneira, proponha soluções para problemas que realmente existam. Busque impactar os usuários com propostas simples e úteis no dia a dia. Assim sendo, certamente o sucesso vai vir e seu aplicativo mobile vai ser alvo de muitos e muitos downloads.

 

2. Defina a estrutura do seu aplicativo mobile

Se identificar um problema para o seu aplicativo mobile resolver é um primeiro passado, o segundo é estruturar o app. O desenvolvimento de aplicativos requer ao criador o planejamento sobre as principais características do produto logo nos primeiros momentos.

Procure saber, por exemplo, em quais sistemas operacionais mobile o seu app vai funcionar. Lembre-se de que, nos dias de hoje, os três principais são o Android, o iOS e o Windows Phone. Quanto mais sistemas operacionais ele for capaz de atender, mais usuários você pode receber.

Além disso, pense na estrutura de navegação que o seu aplicativo vai oferecer aos usuários. Pense também no comportamento online e offline do app e não se esqueça de planejar questões referentes à acessibilidade.

Nunca deixe, portanto, de pensar nos recursos básicos do seu produto no primeiro momento.

 

3. Já ouviu falar em escalabilidade?

Vamos lá: escalabilidade, em se tratando de aplicativos mobile, diz respeito à expansão de sistemas. Ou seja, trata-se de otimizar a capacidade de processamento do app para usar recursos da menor forma possível.

Isso quer dizer que os aplicativos mobile devem ser pensados para que possam funcionar em diferentes dispositivos. Quer seja em aqueles mais robustos, com alta quantidade de memória, quer seja em mais simples, com processamento frágil e baixas conexões de rede.

Desse modo, mais servidores usam o app e os servidores não se sobrecarregam.

Quando se fala no crescimento da base de usuários, aliás, surge a importância de haver funções de integração de redes sociais, como login via Facebook. Assim, cada vez mais usuários vão conhecer a sua proposta.

 

4. Aposte em um bom layout para o seu aplicativo mobile

Pense no design como o primeiro contato que o usuário vai ter junto ao seu app. Muitas vezes, aliás, é ele o responsável pela boa ou pela má aceitação de um aplicativo mobile.

Desse modo, portanto, trabalhe muito bem nos elementos que compõem o layout, como a identidade visual, a arquitetura da informação, os padrões de navegação e as transições de tela. Proponha uma unidade e permita que os usuários reconheçam o seu aplicativo pelos mais simples elementos, como as cores e até mesmo as fontes.

Cada vez mais, aliás, o minimalismo vem ganhando força e acaba sendo um caminho mais simples, o que é bom de duas maneiras. Fique atento às tendências e aposte em um conteúdo intuitivo, principalmente se o seu público-alvo for mais geral.

Da mesma maneira, não se esqueça de usar uma fonte com tamanho suficiente para a leitura nos dispositivos. Além disso, tenha profundidade em seu conteúdo, detalhando informações para ganhar a confiança do usuário.

 

5. Gamificação pode ser uma boa ideia

Engana-se quem acredita que a gamificação só serve aos games. Pelo contrário, trata-se de um artifício que pode muito colaborar com qualquer tipo de aplicativo.

Para obter a fidelidade dos usuários, o desenvolvimento de aplicativos precisa se preocupar com a sua experiência. Ou seja, não basta que alguém faça o download do app; ele precisa gostar de usar o aplicativo para, então, continuar utilizando.

Quando a navegação em algum aplicativo mobile é dura demais, a probabilidade de abandono por parte dos usuários cresce. No entanto, se ela oferece algo a mais, é bem provável que o usuário permaneça.

Desse modo, pense em usar a lógica dos jogos a seu favor. Ofereça recompensas aos usuários, por exemplo, de modo que ele deseje interagir com a sua ferramenta.

Isso pode, inclusive, alavancar as boas avaliações do seu app.

 

6. Proteja-se contra cópias

Você já deve ter ouvido falar que tudo no mundo se transforma, não é mesmo? Pois bem, boas ideias também!

Sempre que alguma proposta interessante começa a fazer sucesso, é comum que outras bem semelhantes começam a surgir. Algumas fruto da inspiração, enquanto outras são mesmo frutos de cópias... O importante, portanto, é se proteger contra cópias!

"Mas como fazer isso?", você pode perguntar. É simples! Documente o seu aplicativo mobile desde os primeiros passos e registre tudo que fizer. Saiba que há softwares que podem te ajudar nesse processo, então procure pelos melhores!

 

7. Tenha bons profissionais ao seu lado

Criar um bom aplicativo mobile não é uma tarefa fácil. Sendo assim, torna-se ainda mais difícil quando não se conta com bons profissionais.

Dessa maneira, preocupe-se em reunir um time de profissionais com especializações. Há tarefas diferentes que exigem profissionais diferentes.

Lembre-se, por exemplo, de que design é uma coisa e o desenvolvimento de software é outro. Há muitas tecnologias em jogo, portanto.

 

8. Qual o seu público-alvo?

Lembra-se de quando falamos sobre identificar um problema para que o seu aplicativo mobile seja capaz de resolver? Pois bem, aí está uma outra questão bem importante: definir o seu público-alvo.

Ainda que você queira atingir o maior número de pessoas possível, vai haver um público-alvo. Se você ignora essa questão, é muito provável que não atinja ninguém e fracasse.

Saiba qual a faixa-etária e qual o perfil do público que você deseja atingir. E lembre-se de que, para cada público, há uma linguagem ideal para usar.

 

9. Teste antes de publicar

Imagine o perigo de publicar um aplicativo mobile sem, antes, testar a ferramenta. O risco de dar errado é grande, hein?

Sendo assim, logo após desenvolver até mesmo os mínimos detalhes do seu app, teste-o quantas vezes forem necessárias. Cada função da plataforma deve funcionar do melhor modo, para evitar a frustração dos futuros usuários.

Lembre-se, mais uma vez, de que a satisfação dos usuários é o que precisa ocorrer, para que o seu aplicativo mobile tenha sucesso. Os testes podem revelar falhas ainda não vistas e, de forma consequente, apontar soluções.

 

10. Como vai ser a divulgação do seu aplicativo mobile?

Para que as pessoas conheçam o seu aplicativo mobile, você precisa levá-lo a elas, correto? Dessa maneira, planeje bem como vai ocorrer o processo de divulgação do seu projeto.

Use os meios que puder para levar a público o seu trabalho. Redes sociais, sites, vídeos e anúncios diversos, por exemplo, são algumas das possibilidades. Não se esqueça, no entanto, de filtrar essa divulgação para o público que você deseja atingir; afinal, de nada vai adiantar apresentar o seu aplicativo mobile a quem não vai consumi-lo, não é mesmo?

Enfim, siga esse passo a passo e, com toda certeza, os resultados vão aparecer. Não se esqueça também de que a FWC Tecnologia é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, e vamos te ajudar nesse processo!


 


Scrum vs Kanban: Entendendo as Diferenças na Gestão de Projetos

Explorando as nuances entre Scrum e Kanban, este post oferece um olhar detalhado sobre as duas populares metodologias ágeis. Analisamos suas origens, princípios, vantagens e desvantagens, ajudando a entender qual delas se adapta melhor às necessidades de cada projeto.

Saiba mais

TDD: Entendendo o Test-Driven Development

Saiba mais sobre o Test-Driven Development (TDD), uma metodologia de desenvolvimento de software que coloca os testes no centro do processo. Descubra as vantagens, desafios e etapas do TDD.

Saiba mais

Entendendo e Aplicando a Metodologia DevOps no Desenvolvimento de Software

Explore o mundo da metodologia DevOps, conheça sua história, princípios fundamentais e benefícios. Aprenda como implementar DevOps em sua organização e otimize seus processos de desenvolvimento e entrega.

Saiba mais

Metodologia de Desenvolvimento Scrum

Explore a metodologia de desenvolvimento Scrum, compreenda seus princípios fundamentais e aprenda a implementá-la em seu projeto para melhorar a eficiência da equipe.

Saiba mais

Testes automatizados: desvendando os benefícios

Benefícios dos testes automatizados no desenvolvimento de software, destacando as vantagens em termos de qualidade, eficiência e retorno sobre o investimento.

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?