contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Como identificar o perfil do seu cliente ideal para seu negócio?

Você já se perguntou o que leva a expansão de uma empresa? Existe um fator determinante que difere empresas de pequeno, médio e grande porte que é fundamental para o crescimento e a segurança de um negócio: o cliente.

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

Negócios digitais, comércios e empresas de todos os ramos são criados para resolver problemas, sendo esse o principal objetivo de um produto ou serviço. “Estou com dores nas costas, preciso de uma massagista”, “tenho que tomar nota desta explicação, preciso de uma caneta” e assim por diante. 

Sendo assim, independente do ramo de operação do seu negócio, deve-se apresentar esse recurso para a pessoa que irá consumir o que ele tem a oferecer, e para isso é essencial encaminhar esse produto para quem realmente precisa dele.

Isso nos faz perceber que para cada item ou ofício produzido existe uma pessoa do outro lado necessitando de uma solução, e é nessa pessoa que vamos focar nesse post. 

Se você está tentando entender melhor sobre como identificar o perfil de cliente para o seu negócio ou como acelerar o processo de crescimento da sua empresa, confira até o final.


 

Por que devo identificar meu público alvo?

 

Salvo algumas exceções, não é interessante divulgar sua loja de doces para pessoas diabéticas, oferecer promoções em churrascarias para quem não come carne ou até mesmo vender uma hidratação para os fios para quem não tem cabelo, brincadeiras à parte, mas o seu produto deve ser encaminhado para o seu cliente ideal.

De fato, o que faz uma empresa se manter aberta é o seu fluxo de caixa positivo frente a seus gastos, e para abastecer o seu negócio os clientes são peças fundamentais nessa roda. Lembrando que o relacionamento com os seus clientes são de trocas saudáveis, onde a sua oferta é a resposta que o mesmo estava procurando e a sua recompensa é a verba concedida na venda.

A importância de identificar o perfil de consumidor da sua empresa está em: quanto mais você conhece sobre as pessoas que precisam das soluções que oferece, mais você consegue alcançá-las através de diferentes estratégias de marketing, consequentemente, aumentando as vendas e expandindo o meu negócio.


 

Os primeiros passos para conhecer os seus clientes:

 

Conheça o seu produto.

Atualmente com a variedade de modelos de negócios e a possibilidade de empreender online, as variações dos produtos e infoprodutos estão cada vez maiores. Para conseguir divulgar a sua oferta de forma consciente, esteja certo sobre o papel dela para o consumidor. Veja a importância de ser específico ao descrever/entender o seu produto no case a seguir:

 

Descrição A: Comece hoje mesmo! Vídeo aulas de exercícios para melhorar a sua saúde.

Descrição B: Comece hoje mesmo! Mini curso de exercícios e ginástica laboral para fazer durante os intervalos do trabalho.

 

Considerando que ambas definições são para o mesmo produto, qual das duas você pensa que seria mais fácil uma funcionária de banco, que passa o dia inteiro fora de casa e não possui tempo de se exercitar vai comprar? Você percebe que além da opção B ser a mais provável de chamar a atenção dessa cliente, a descrição da opção A nem mesmo se encaixaria na sua rotina?

 

 

Descubra quem é o seu cliente.

Ainda levando em consideração o case acima, note que a descrição do perfil dessa funcionária foi bastante completa, e pode ser ainda mais incluindo faixa etária, renda, estado civil e diversas outras informações para cada vez mais aperfeiçoar o seu produto e a sua divulgação.

Graças as ferramentas presentes hoje nos negócios online e nas plataformas web não é mais necessário entrevistar pessoalmente cada consumidor que compra na sua loja ou consome do seu concorrente. Essa função foi descomplicada por plataformas de grande porte como a Google e Facebook, que não só facilitam o trabalho arrecadando grandes massas de informações, mas também oferecem serviços de disseminação de anúncios e propagandas.

Procure estar presente nessas redes de divulgação e engaje com quem está interessado em ser seu cliente, mas não se preocupe se não souber por onde começar, confira os nossos outros posts sobre marketing digital que estão no blog e implemente essas soluções no seu negócio.


 

Um exemplo real 


 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de conhecer o seu público alvo vou te apresentar um caso real de definição de clientes e para isso vou começar com uma breve descrição da empresa, passando pelos produtos ofertados e por fim o público alcançado:

Nós da FWC tecnologia, somos uma empresa de desenvolvimento de aplicativos onde buscamos entregar soluções mobile e desktop para empresas dos mais diversos ramos que procuram projetos que envolvam gestão, marketplace, jogos e divulgação para seus negócios. Atendemos clientes no Brasil e no exterior e possuímos um time completo para desenvolver e acompanhar o seu projeto o tornando um case de sucesso.

Utilizando o nosso case acima, repare nas frases em negrito para entender a receitinha que percorre as estratégias para definir o nosso perfil de clientes: começamos por saber quem somos, prosseguimos para o que fazemos e para quem fazemos e por fim apresentamos uma descrição mais detalhada sobre as nossas soluções.

Gostou do post? Comece a praticar hoje mesmo e compartilhe com os seus amigos empreendedores para ajudá-los a alcançar mais clientes. Se ficou curioso para saber mais sobre os nossos projetos entre em contato conosco, vamos adorar apresentar um pouco da empresa para você!


 


Explorando o Blog da FWC Tecnologia

O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.

Saiba mais

Melhores Aplicativos para Impulsionar Startups

Descubra os melhores aplicativos para impulsionar startups e melhorar a eficiência em áreas como finanças, gerenciamento de projetos e marketing, aumentando as chances de sucesso no mercado competitivo de startups.

Saiba mais

Aplicativos para empresas - 2023

O uso de aplicativos para empresas em 2023 será cada vez mais comum, permitindo maior eficiência e agilidade nos processos corporativos. Empresas devem investir em soluções personalizadas para se destacar no mercado e melhorar a experiência do usuário.

Saiba mais

Desenvolvimento de aplicativos: Escolhendo uma empresa qualificada

A importância de escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos qualificada, com comunicação eficiente, suporte e manutenção, e uma abordagem centrada no usuário para garantir o sucesso do seu projeto.

Saiba mais

Outsourcing de TI: vantagens e desafios da terceirização

Saiba como funciona o outsourcing de TI e entenda as vantagens e os desafios para a contratação deste serviço!

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?