contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Metaverso, como isso interfere no meu aplicativo?

Metaverso, entenda tudo sobre essa tecnologia que veio para ficar e tem ganhado cada vez mais notoriedade entre os usuários web de diversas plataformas. Descubra como utilizar essa novidade em prol do seu negócio e captar mais clientes.

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

Notícias recentes sobre o Metaverso e a possibilidade de criação de um ambiente de realidade virtual tem movimentado a curiosidade dos internautas. O assunto ganhou ainda mais força quando o jornal da Folha de São Paulo divulgou em seu site, no dia 28 de outubro de 2021, que a palavra ganhou pontuação 100 nas pesquisas do Google, representando o “pico de popularidade” do assunto.

Essa crescente nas pesquisas se deu no mesmo dia em que a Facebook Connect realizou uma conferência virtual apresentando mudanças na plataforma e investimentos no Metaverso. Nessa conferência foram apresentadas diversas características sobre esse ambiente ainda pouco conhecido que possibilita diversas interações entre os usuários.

 

 

Mas enfim… O que é o metaverso?

 

 

Apesar da palavra ter conquistado o vocabulário e as pesquisas das pessoas recentemente, não é de hoje que ela existe, sendo revelada em 1992, pelo escritor de ficção científica Neal Stephenson, em seu livro “Snow Crash”.

Além do nome, foi o conteúdo dessa obra de Stephenson que inspirou os conceitos e a concepção dessa nova realidade. O livro aborda uma narrativa de um universo criado por computadores, onde os mesmos se tornam responsáveis por sua administração.

O fato é que se na época do escritor esse cenário só era possível de ser imaginado através dos livros, atualmente já pode ser experienciado através de diversas plataformas que disponibilizam recursos com realidade aumentada, realidade virtual e vídeos.

 

 

Realidade virtual vs Realidade aumentada

 

 

Até aqui já discutimos os recursos e conceitos por trás do Metaverso, surgindo então diversos questionamentos de como implementar ou utilizar esses recursos a nosso favor. Levando em consideração os três principais, citados anteriormente, e deixando de fora o vídeo, por se tratar de uma ferramenta já bem conhecida e utilizada, vamos apresentar a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

 

 

Realidade Virtual

 

Esse recurso gera um conteúdo totalmente digital, não possibilitando o contato com a realidade/mundo em que você está vivendo. Esses ambientes são gerados através de computadores e apresentados através de óculos ou capacetes que isolam a visão e audição do usuário para trazer a nova realidade como único recurso disponível de exploração. Ela pode ser utilizada em jogos, pontos turísticos ou até mesmo em cenários criados para show rooms, apresentações artísticas ou o que mais a criatividade permitir criar.

 

 

Realidade Aumentada

 

Essa outra ferramenta possibilita a interação entre dois mundos, integrando o digital e o real. Dessa forma é possível criar hologramas, mascotes gráficos e objetos virtuais apresentando eles dentro da sua realidade. Um bom exemplo da utilização dessa tecnologia foi o jogo lançado em 2016, Pokemon Go, que trazia os personagens do anime dentro dos mapas das cidades. Além de jogos, esse recurso pode ser explorado por arquitetos, vendedores, artistas e demais usuários como forma de complementar os recursos visuais na apresentação de seus produtos. 

 

 

Oportunidade de inovação 

 

 

Com a crescente demanda dos usuários por novos recursos tecnológicos e funcionalidades cada vez mais interativas, o Metaverso se torna uma porta para diversas oportunidades de inovação no mundo digital. Seja através de recursos disponibilizados nas plataformas web ou mobile, quanto maior for a integração entre os dois mundos maior o sucesso da aplicação.

Estima-se que a consolidação dessa área tecnológica se dará entre 5 e 10 anos, mostrando que quanto antes nos inserirmos nesse mercado mais experiência e confiabilidade passaremos para os usuários.

 

 

Mas como isso afeta o meu aplicativo?

 

 

De fato, os recursos disponibilizados pelos dispositivos mobile não ficam para trás nesse cenário, sendo muito utilizado pelas empresas como forma de se aproximar do consumidor final. Sendo assim o Metaverso surge como mais uma ferramenta para o seu aplicativo, podendo ser usado como propaganda do seu negócio e tornar seu aplicativo muito mais interessante. 

Empresas grandes já estão inserindo suas lojas nesse ambiente, tendo a Lacta como grande exemplo de sucesso. A empresa já obteve crescimento de 91% em seu faturamento, graças às vendas em seus e-commerces, que agora são repaginados com seu novo ambiente de vendas. Totalmente online, em 3D, com animações extremamente realistas e oferecendo todos os produtos da sua marca.

 

 

Como implementar no seu projeto?

 

 

Está gostando do que viu até aqui? E que tal inserir esse conceito dentro do seu aplicativo? Nós da FWC Tecnologia possuímos uma equipe qualificada para desenvolver os melhores projetos do mercado

Te ajudamos não apenas na concepção do seu app, mas contamos com um time que te auxilia na tomada de decisão para soluções inovadoras para o seu negócio. Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato conosco, vamos adorar te atender.


Explorando o Blog da FWC Tecnologia

O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.

Saiba mais

Desenvolvimento de aplicativos: Escolhendo uma empresa qualificada

A importância de escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos qualificada, com comunicação eficiente, suporte e manutenção, e uma abordagem centrada no usuário para garantir o sucesso do seu projeto.

Saiba mais

Outsourcing de TI: vantagens e desafios da terceirização

Saiba como funciona o outsourcing de TI e entenda as vantagens e os desafios para a contratação deste serviço!

Saiba mais

12 aplicativos de turismo no Brasil - 2023

Conheça 12 aplicativos para viajantes no Brasil que vão ajudá-lo a se organizar e a fazer um bom planejamento!

Saiba mais

Quanto custa criar um aplicativo em 2023?

Para saber quanto custa criar um aplicativo, é preciso avaliar fatores como sistema operacional, infraestrutura, design e recursos. Leia este artigo para entender melhor o tema!

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?