contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Estratégia de marketing digital para o seu aplicativo

As ferramentas de Marketing Digital chegaram com o objetivo de auxiliar você e a sua empresa a se posicionarem no mercado, não é diferente com o seu aplicativo. Através das estratégicas certas é possível alcançar mais clientes e usuários para o seu app e agregar valor para a sua empresa. Conheça 3 estratégias exclusivas que podem alavancar o seu negócio.

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em conhecer um pouco mais sobre os métodos de divulgação de um aplicativo ou quer entender um pouco mais sobre o mercado mobile. Então se esse é o seu objetivo, ou ficou interessado nas estratégias de marketing digital para aplicativos esse post é para você. Leia até o final e descubra poderosas ferramentas para implementar no seu negócio ou para tirar os planos de possuir um aplicativo mobile do papel.

 

Por quê ter um app? 


Antes da criação de um projeto para a sua empresa vários questionamentos surgem com relação a quais ferramentas implementar no seu negócio, e quais meios serão mais bem aproveitados com relação ao valor agregado para o seu empreendimento. Por esse motivo, antes de começar a pensar nas melhores estratégias de divulgação do seu aplicativo ou do seu projeto é importante entender o porquê de possuir um app. Veja os próximos tópicos para começar a entender a importância de ter um aplicativo para a sua empresa. 

 

Interação diária com o seu cliente 

A empresa App Annie, responsável por diversas pesquisas referentes ao mercado mobile no Brasil e no mundo, divulgou ainda em 2021 a média de horas gastas por usuários de smartphones em aplicativos. Essa pesquisa resultou em uma média mundial de 4,2 horas diárias de navegação dentro dos apps. Esse número aponta um crescimento de 30% se observado o mesmo período de dois anos atrás. Isso mostra o quão ativo os usuários de smartphones são na utilização dos softwares mobile o que torna esse meio uma ótima fonte de relacionamento com os seus clientes e possibilita a atração de novos usuários para conhecer mais sobre a sua empresa.
 

Confiabilidade na entrega de conteúdos 

Depois de perceber que os aplicativos mobile são uma grande oportunidade de interação com os seus clientes, também é importante entender o papel deles na entrega dos conteúdos para os usuários. Diferentemente das redes sociais, um aplicativo exclusivo para o seu negócio é capaz de filtrar os conteúdos que serão apresentados para o seu cliente. Dessa forma é possível definir as melhores estratégias de abordagem para diferentes tipos de público, a fim de receber os melhores resultados revertidos em lucro para a sua empresa.

Esse ponto estratégico está ligeiramente ligado ao marketing de conteúdo, que aponta que o engajamento trazido por conteúdos relevantes possui o poder de conectar o seu cliente à cultura da empresa, trazendo a fidelidade dos usuários para interações de compra de produtos ou serviços ofertados dentro da plataforma.

 

Mas então...Qual a melhor estratégia de marketing para aplicativos mobile?
 

Agora chegou a hora de descobrir quais estratégias melhor se enquadram para a sua empresa nessa era de transformação digital. Vamos começar com o que está mais em alta no mercado e tem gerado os melhores resultados, o nosso querido Marketing Digital!

Para compreender melhor as abordagens técnicas disponibilizadas pelas ferramentas do marketing digital é necessário entender o que ele significa e como funciona, para isso fique de olho na próxima seção para entender de uma vez por todas, de uma forma muito simples, o que essas duas palavras tem de tão especial.

 

O que é Marketing Digital? 

De forma simples e resumida, Marketing Digital é o conjunto de ações e estratégias que uma entidade (pessoa física ou pessoa jurídica) executa a fim de receber novos clientes no meio digital. Através dele é possível consolidar a sua marca e agregar valor de mercado para a sua empresa. 

Esse conjunto de ferramentas tem por objetivo atrair a atenção do público para a sua empresa/projeto a fim de torná-los consumidores do seu produto ou serviço oferecido. Essas ferramentas são chamadas de digitais por não serem físicas e transitarem nos meios de alcance da WEB, permitindo assim um maior alcance de público.

 Os meios que geram melhores resultados e são mais conhecidos de alcançar esses objetivos são através de estratégias como o SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Ficou sem entender nada? Não se assuste pois vamos entender cada uma dessas ferramentas em seguida.

 

SEO 
 

O Search Engine Optimization, também conhecido como SEO que tem a sua tradução como “otimização para mecanismos de busca” são estratégias que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento do seu conteúdo na internet. Essa estratégia está ligada ao quanto do assunto a sua empresa e o seu aplicativo domina sobre determinada área e onde estão os conteúdos/materiais que comprovam esse conhecimento. 

Do ponto de vista técnico esse ranking leva em consideração as descrições contidas no seu produto, as palavras chaves dentro do meio de divulgação que seu app está utilizando, questões ligadas a relevância e avaliação dos usuários e enquadramento nas regras dos mecanismos de busca. Por isso não se esqueça esse ponto essencial no Marketing de Aplicativos: a forma como é descrito/construído o seu app vai afetar diretamente o alcance dele para os usuários.

Ainda relacionado a essa estratégia, também é importante pensar nas plataformas em que seu app será disponibilizado. Entender o perfil do usuário final facilita na construção do app e na disponibilização dele nas plataformas que seu público mais utiliza. Dessa forma é possível concentrar os investimentos em geração de conteúdo nos meios que os seus clientes possuem mais contato.

 

Inbound Marketing
 

Conhecido como marketing de entrada, ou marketing de atração, ele é a porta de entrada para um usuário comum se tornar um cliente ativo do seu negócio. Ele consiste em criar mecanismos de relacionamento com o seus consumidores, instigar o compartilhamento e gerar redes de clientes que são direcionados a comprar os seus produtos.

Essa estratégia pode ser aplicada diretamente no seu aplicativo, mantendo o usuário conectado com a sua empresa e consumindo os seus produtos. Para conseguir implementar com eficácia essa ferramenta é importante compreender os comportamentos do seu público alvo e criar uma persona que satisfaça as necessidades desse público.

O Inbound Marketing tem por objetivo atrair os usuários pela mensagem que a sua empresa fomenta e depois torná-los clientes e incentivá-los a consumir o que é ofertado. Temos por exemplo empresas de upcycling, que atraem os seus clientes através do “consciente verde'' da empresa para depois apresentar os seus produtos. Essa estratégia tem se mostrado muito eficiente, pois fideliza o cliente a cultura da empresa.

Dentro de um aplicativo temos o ambiente ideal para implementação dessa ferramenta. Pois é possível direcionar o conteúdo que será apresentado ao seu cliente, restringindo ele aos objetivos da empresa de informar mais sobre os seus produtos, apresentar inovações e lançamentos da marca e focar no que está em auge no momento, dentro do seu negócio.

 

Marketing de Conteúdo 
 

Esse é o queridinho do momento e têm ganho cada vez mais espaço no mercado, ele vem como complemento ao Inbound Marketing, pois tem como objetivo gerar conteúdo de relevância para engajar os usuários dentro dos meios digitais. Em um aplicativo, ele é utilizado como forma de oferecer a possibilidade de usufruir de informações exclusivas sobre o meio de atuação do seu negócio. 

O Marketing de Conteúdo veio como uma forma de trazer valor para o seu produto através da apresentação correta dele para o seu cliente. Pode ser observado em páginas de restaurantes ou em publicação de aplicativos do ramo alimentício com postagens no estilo Porn Food que se popularizaram por trazerem fotos irresistíveis de comida, capazes de dar água na boca do cliente apenas de olhar.

Pode ser aplicado em todos os ramos, em apps de educação podem vir como tips (dicas) de estudo diárias, ou em aplicativos de moda com descrições dos looks da estação. A criatividade é o limite para essa ferramenta, que tem apenas um requisito para ser utilizada: criar um conteúdo que seja relevante para o seu consumidor e que seja de interesse de consumo do mesmo. 

Explicado até aqui, agora surge a dúvida: como posso trazer tudo isso para o projeto do meu aplicativo? É nesse momento que nós da FWC tecnologia entramos para auxiliar você a implementar as melhores ferramentas de marketing no seu projeto de aplicativo mobile.

 

Colocando em prática! 
 

Quer possuir um app único para a sua empresa e ter dentro dele as ferramentas de marketing digital que farão com que a seu empreendimento se destaque no mercado? Contate uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para acompanhar esse processo. A FWC tecnologia sempre está disposta a ajudar você a alcançar os seus objetivos e nosso time de desenvolvimento está sempre pronto para receber um novo desafio! Nos mande uma mensagem e dê vida aos seus projetos.


 


Explorando o Blog da FWC Tecnologia

O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.

Saiba mais

Flutter em destaque: comparativo com outras linguagens de desenvolvimento mobile

Análise do Flutter como linguagem em ascensão no desenvolvimento mobile, em comparação com outras populares, como React Native, Swift e Kotlin.

Saiba mais

Revolução Jurídica: A Ascensão dos Robôs e Aplicativos de Inteligência Artificial no Setor

A Revolução Jurídica aborda a ascensão dos robôs e aplicativos de inteligência artificial no setor jurídico, explorando suas aplicações, impactos e desafios éticos. Saiba como a tecnologia está transformando a profissão e o que esperar no futuro.

Saiba mais

Quanto tempo leva para lançar um aplicativo?

Quanto Tempo Leva para Lançar um Aplicativo?" aborda as fases do desenvolvimento de aplicativos e os fatores que afetam sua duração. Aprenda como otimizar o processo e lançar aplicativos com sucesso em um prazo razoável.

Saiba mais

Desenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD no Mundo dos Apps

Desenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD" explora as melhores práticas para criar apps compatíveis com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. Aprenda a integrar privacidade por design, gerenciar parceiros e capacitar sua equipe para garantir conformidade e confiança.

Saiba mais

;
QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?