contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Home Office e eficiência: Como manter a produtividade trabalhando em casa?

Entenda os desafios e benefícios do Home Office e aprenda como tornar seu trabalho remoto mais produtivo. Acompanhe o texto para descobrir as 5 dicas de produtividade que te levarão se tornar um profissional exemplar trabalhando em casa.

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

Muitas coisas mudaram desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a rotina das pessoas foi moldada para manter o risco de adoecer longe, tanto o de contrair o vírus quanto o de sofrer qualquer tipo de exposição ao perigo ou contrair alguma doença. Nesse cenário de superlotação de hospitais, até mesmo as questões mais básicas de saúde poderiam levar um paciente a entrar em contato com o vírus no ambiente hospitalar. 

Para evitar que isso acontecesse foram adotadas medidas sanitárias de segurança, que previam regras para um novo convívio social ordenado, e que fosse prudente  para a população. Dentre essas medidas uma modificou boa parte da rotina populacional, e foi esta: o distanciamento social.

Com essa regra adotada pela maioria dos governadores a fim de proteger os cidadãos, ela passou a valer para diversos ambientes como bares, escolas, restaurantes e até mesmo para o comércio e indústria. Com esse posicionamento os empresários e seus funcionários tiveram a sua rotina diretamente afetada, pois agora não poderiam manter a produção da mesma maneira que ocorria antes e nem mesmo divulgar os seus produtos da mesma forma, era preciso adotar um novo sistema, e a saída foi através do Home Office.

Essa prática, que já era adotada por outras empresas antes da pandemia, traz em seu nome o seu significado, nada mais é do que transferir o ambiente de trabalho para dentro de casa e com isso possibilitar muitos outros benefícios. Os vendedores que antes ficavam o dia inteiro de pé apresentando os produtos das lojas para os clientes agora foram paramentados com ferramentas de trabalho modernas e puderam realizar as divulgações através de sites e aplicativos. Os executivos, designers, programadores e trabalhadores de todos os ramos também foram englobados nessa alternativa trazida pelos empresários com o intuito de não deixar a produção das empresas pararem.


 

Como ter um Home Office de sucesso?


 

Mas como isso funciona? Bem, em teoria tudo é maravilhoso! Não precisa enfrentar o trânsito diário de deslocamento até a empresa, você consegue fazer as refeições na cozinha da sua casa, os horários ficam mais flexíveis por não precisar tomar o café correndo e se arrumar super rápido para sair... Mas e na prática, será que está tudo às mil maravilhas? Acredito que se você está nesse post é porque ficou interessado em entender um pouco melhor sobre como manter bons níveis de produtividade no home Office.

A Universidade de Stanford, Califórnia, realizou um teste controlado para verificar os efeitos do Home Office em um grupo seleto de participantes. Esse estudo apontou um aumento de 13% na produtividade das pessoas que adotavam o tele trabalho como alternativa ao trabalho presencial, além disso o nível de satisfação dos funcionários também aumentou com relação a sua rotina, foram realizadas menos pausas durante a jornada e os custos da empresa  analisada foi reduzido em 50% com os funcionários que adotaram a prática. 

Mas se tantas coisas boas acontecem, por que tem sido diferente na nossa casa? Para entendermos isso temos que pensar que assim como outras atividades como ir na academia, aprender uma nova língua ou fazer Yoga não são associadas com tanta facilidade pelo nosso cérebro de primeira, e levam tempo para adaptação, um novo modelo de trabalho também requer paciência para ser implementado com sucesso. 

Para te ajudar nesse processo, eu separei 5 dicas que vão te auxiliar a manter a rotina organizada e ser mais produtivo durante o trabalho remoto. E se você está esperando dicas no estilo “se vista como se fosse trabalhar fora” ou “tenha um local específico para o trabalho” esse post não é para você. Vou te apresentar algumas recomendações que não só te ajudarão nesse período de Home Office como também te tornarão um profissional melhor, lembrando que o sucesso e os bons resultados serão proporcionais ao seu empenho em trazer essas práticas para o seu cotidiano.


 

5 - Use o tempo ao seu favor!

Em 5° lugar dessa lista está: determine um horário fixo! O primeiro passo para construir uma rotina é entender qual o intervalo de tempo estará disponível para a alocação das tarefas que precisam ser realizadas. Com o Home Office a flexibilidade de horários tem sido um grande empecilho na vida de pessoas que tinham a sua rotina determinada pelo horário de funcionamento da empresa. Se o seu chefe não definiu os horários de trabalho dos funcionários isso não significa que você não o deva fazer, aproveite essa oportunidade e anote agora na sua agenda o horário que você dedicará a rotina de trabalho em casa. Após definir qual o período destinado para o trabalho, que será disponibilizado diariamente por você no decorrer da semana, é possível planejar como e quando serão realizadas as atividades de trabalho que você executa e é aí que surge a próxima dica.


 

4 - Caneta e papel ou teclado e software: é hora de anotar!

Posso dizer que em 4° lugar você deve anotar as tarefas que serão entregues durante a semana. Faça uma To Do List, se você não sabe o que é isso dê um Google para descobrir que é uma lista de tarefas. Após listar tudo, é importante separar por critérios de prioridade e prazos. E a dica infiltrada aqui é: considere uma margem maior de entrega das demandas, entenda que por estar se adaptando a um novo estilo de trabalho você levará mais tempo para executar as mesmas atividades em casa, pelo menos no início. Depois que já estiver habituada com os prazos mais reais vá definindo de acordo com o conhecimento adquirido. Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nessas anotações, aplicativos como Notion, Trello, Keep Notes e outros poderão ser implementados para te ajudar.


 

3 - Se destaque com melhores entregas

No início dos TOP’s 3 da lista está o trabalhar por resultados! Se você já definiu o horário que irá trabalhar e já sabe o que precisa ser feito agora  é só correr atrás das metas que precisam ser atingidas. Segundo a Teoria de Herzberg a sua motivação com o trabalho está diretamente conectada com o seu rendimento nas atividades realizadas. Então saiba que entregar bons resultados será tão bom para você quanto para a empresa, além de possibilitar o reconhecimento futuro por seu desempenho. Para fazer isso utilize o Princípio de Pareto a seu favor e defina quais são as atividades que mais agregarão valor para as entregas da semana e dê prioridade a elas, pelo simples fato de ter concluído o seu objetivo você já se sentirá mais motivado para prosseguir durante a semana.

 

 

2 - Aplicativos não são apenas entretenimento 

Em 2° lugar dessa lista vou colocar algo que fará grande diferença na sua organização. Procure ferramentas que te auxiliem a produzir mais! E nessa Era Digital que nos encontramos você certamente encontrará um Software para te auxiliar no seu cotidiano. Deixar todo o trabalho para o cérebro é confiar demais em um órgão que já vai estar exausto com o grande número de atividades que executa, e com certeza esquecerá de te avisar da reunião das 10:30 da manhã de segunda-feira. Pesquise os melhores softwares e aplicativos para organização de rotina e invista na padronização das anotações dentro deles. Como já deu para perceber é muito importante utilizar a tecnologia a nosso favor, e ter seus documentos/arquivos com fácil acesso disponíveis na Nuvem vai facilitar muito a sua vida, pois assim caso tenha que se deslocar por algum imprevisto será possível participar dos eventos e reuniões apresentando os seus documentos e trabalhos sem se preocupar.


 

1 - Se aprimore constantemente, a vida é uma eterna evolução

A dica de ouro vem agora, em 1° lugar está o que mais te ajudará, não somente no Home Office mas na vida de modo geral: aproveite o tempo livre para estudar! Sabe aquele intervalo entre uma reunião e outra que não é suficiente para começar uma nova tarefa ou nem mesmo prosseguir a que estava sendo executada? Ou até mesmo aquele momento do dia que você está se sentindo cansado e precisa de uma pausa? Aproveite esses intervalos para estudar e se especializar na sua carreira. Isso não só te fará um profissional melhor e agregará o seu currículo como também fará com que você execute as tarefas muito mais rápido e bem feitas do que antes. Dessa maneira sobra mais tempo para estudar novamente e assim a evolução é constante. Então da próxima vez que perceber que está com um tempinho livre não vá correndo ver uma série ou mexer nas redes sociais. Troque esses entretenimentos por audiobooks, cursos, palestras e vídeos que te farão um profissional melhor.


 

Faça parte da revolução do Home Office


 

Gostou das dicas? Nós da FWC Tecnologia estamos sempre empenhados em motivar a nossa equipe para produzir os melhores aplicativos. Mantemos todos no trabalho Home Office, mas sempre muito conectados através de reuniões para alinhamento e chat para dúvidas. Também fazemos isso com todos os nossos clientes e assim eles participam do nosso processo de evolução e acompanham o desenvolvimento de seus projetos. Conhece alguém que gostaria de ter um aplicativo para alavancar a empresa ou você é essa pessoa? Saiba que reunimos os melhores profissionais do Brasil para fazer esse sonho virar realidade. Compartilhe esse post com os seus amigos e conhecidos, ou até mesmo com o seu chefe, tenho certeza que conseguimos trazer novas ferramentas para a sua empresa que serão um grande diferencial nesse período.


 


Explorando o Blog da FWC Tecnologia

O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.

Saiba mais

Melhores Aplicativos para Impulsionar Startups

Descubra os melhores aplicativos para impulsionar startups e melhorar a eficiência em áreas como finanças, gerenciamento de projetos e marketing, aumentando as chances de sucesso no mercado competitivo de startups.

Saiba mais

Aplicativos para empresas - 2023

O uso de aplicativos para empresas em 2023 será cada vez mais comum, permitindo maior eficiência e agilidade nos processos corporativos. Empresas devem investir em soluções personalizadas para se destacar no mercado e melhorar a experiência do usuário.

Saiba mais

Desenvolvimento de aplicativos: Escolhendo uma empresa qualificada

A importância de escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos qualificada, com comunicação eficiente, suporte e manutenção, e uma abordagem centrada no usuário para garantir o sucesso do seu projeto.

Saiba mais

Outsourcing de TI: vantagens e desafios da terceirização

Saiba como funciona o outsourcing de TI e entenda as vantagens e os desafios para a contratação deste serviço!

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?