Como utilizar as notificações Push no meu aplicativo?
Quer descobrir como utilizar as notificações push a seu favor e engajar o seu cliente dentro do seu aplicativo? Venha descobrir um pouco mais sobre o comportamento humano e engajamento com notificações nesse post exclusivo do blog FWC.
Você está em casa, sentado na sala e de repente o celular vibra e a tela acende, você olha e vê uma notificação. Essa notificação não é de alguma mensagem que alguém te enviou, e sim de um aplicativo que você baixou recentemente, você acaba de ser envolvido pelo Marketing de Aplicativos.
Esse tipo de notificação é conhecido como notificações push, é uma espécie de interação que o aplicativo traz para o usuário fazendo ele sentir a necessidade de se atualizar do conteúdo. A neurocientista comportamental, Susan Weinschenk, já abordava esse tema de necessidade de interação com as notificações e explica um pouco sobre isso em seu livro Neuro Web Design - What Makes Them Click? , traduzido para “Neuro Web Design - O que os faz clicar?”, publicado ainda em 2009.
As notificações Push
Essas notificações podem ser abordadas nos aplicativos dos mais variados ramos, empresas grandes como o iFood usam com grande frequência e aproveitam dos resultados desses alertas do celular para lucrar ainda mais com as suas plataformas.
Se você pensa em construir um aplicativo e deseja entender mais sobre como implementar essas notificações dentro do seu projeto, fique até o final, vou te contar os segredos de construir uma aplicação de sucesso através dessas notificações mágicas.
Conceitos por trás das notificações push
Elas carregam a facilidade de atualizar os usuários sem a necessidade dos mesmos precisarem abrir o aplicativo. Mas não se preocupe se o seu objetivo for justamente esse, pois o próximo passo após direcionar o usuário para a tela do celular é fazer com que ele interaja com essa notificação.
Para entender melhor como criar notificações que tragam engajamento para o seu aplicativo é preciso levar em consideração a teoria do psicólogo Daniel Kahneman, especialista em finanças comportamentais. Ele defende que o nosso cérebro trabalha com dois tipos de respostas: a intuitiva e emocional (mais rápida) e a lógica e ponderada (mais lenta).
Para atingirmos bons resultados com as notificações no seu projeto é preciso se conectar com as emoções dos seus clientes. Trazer expectativa para o usuário de que ele será recompensado por acessar aquele determinado conteúdo vai ser o diferencial para engajar mais pessoas no seu aplicativo, e para isso vamos construir essas notificações em 5 passos.
Descubra a seguir os 5 passos para implementar as notificações push no seu aplicativo
Nem tudo que fazemos segue uma receita de bolo, mas quando o assunto é comportamento humano existem diversos padrões, mapeados pelos cientistas, que seguimos a muito tempo. Para te ajudar a alcançar melhores resultados na apresentação do seu conteúdo para o seu público vamos abordar alguns deles aqui.
1 - Seja único
Isso não vem no sentido de ser uma marca única, ou no sentido de trabalhar com um app em um ramo que ninguém explorou, aqui esse conceito é completamente diferente. Quero dizer para você ser único em relação às opções de interação dos seus clientes.
Enviar uma notificação em meio as 500 outras que já existem no celular dos usuários do seu app não vai ser tão efetivo quanto enviar notificações em horários que é muito provável que apenas a sua estará lá.
De modo geral, a melhor alternativa é apresentar esses alertas em momentos que seja de interesse do seu cliente consumir o seu produto, em determinado período do dia.
Para isso é necessário traçar um perfil que você deseja alcançar em determinada ação ou campanha no aplicativo e adequar as emissões de notificação a ele, o bom disso é que você pode testar as melhores formas e resultados através da análise dos resultados obtidos.
2 - Exclua possíveis distrações
Imagine que você já conseguiu a atenção do seu cliente, mas de repente ele olha para o lado e vê algo mais interessante para interagir. Pode ser difícil excluir completamente os conteúdos que o usuário terá acesso ao ver a sua notificação, por isso o próximo passo é fazer ele ser direcionado para dentro do seu app.
Dentro da sua plataforma o ambiente é controlado para que o seu cliente tenha acesso ao que você separou para ele, então o que é externo a isso fica isolado do lado de fora da tela que ele está acessando. Dessa forma, você mantém a atenção dele voltada para o seu conteúdo e as chances de lucrar com ele aumentam.
3 - Gere expectativas
O primeiro passo foi enviar a notificação, o segundo foi encaminhar para o aplicativo e o terceiro é fazer ele seguir para as rotas dentro do app que o leve a consumir algo. Assim como passos, essas etapas podem ser divididas em início, meio e fim.
Em cada um desses processos deve haver um gancho para encaminhar para o próximo, experimente utilizar na construção das sua notificações algo como "cupom de 15% de desconto no cardápio de massa, venha conferir os pratos disponíveis” ou “finalize as atividades para receber o prêmio final”.
Esses são exemplos de notificações que levam o usuário a ficar curioso e interessado pela próxima etapa. O conteúdo é ligeiramente pequeno, entre 50 e 150 caracteres, e deixa informações faltantes propositalmente. Ao invés de apresentar o prato com desconto existe o convite para conhecer o cardápio, ao invés de dar o prêmio apresenta a possibilidade de recebê-lo, e assim vai.
4 - A empatia é a chave do negócio
Pense que você não vende um produto/serviço, você oferece uma experiência e essa experiência deve estar de acordo com o seu público. O sentimento de empatia conecta o seu cliente a essência da sua marca, possibilitando um vínculo duradouro com ela.
Essa etapa vem após a criação da notificação, pois está dentro do seu aplicativo mobile, ele deve falar sobre a sua empresa e também estar pronto para receber o seu cliente. Ele deve ser construído de uma forma que seja possível escutar as opiniões dos usuários, publicar comentários, críticas e elogios.
E o segredo está aqui: a melhor forma de gerar empatia dentro do seu aplicativo é resolvendo uma dor do seu cliente. Se você está trabalhando com educação, gere conteúdo para ensinar de forma divertida, se está trabalhando com gestão, gere ferramentas facilitadoras. Não tem erro, você precisa se colocar no lugar do cliente para obter bons resultados e escutar a opinião do seu publico.
5 - Observe os resultados
Após implementado tudo até aqui, chegou a hora de analisar suas metas. Você alcançou os resultados esperados? O que faltou para obter um resultado melhor? Quais foram os usuários mais atingidos pela campanha? Esses são alguns exemplos de perguntas que devem ser levantadas no final de cada encerramento de um ciclo de notificações.
Levante métricas claras para saber qual região foi mais alcançada, qual a faixa etária que mais consumiu, etc. Dados com relação ao perfil de usuários são extremamente úteis para o sucesso de estratégias futuras nas implementações das notificações push dentro do seu aplicativo.
Os primeiros passos com a ferramenta
Se você já possui essa função dentro do seu aplicativo espero que esse post possa ter ajudado a melhorar os seus resultados com ela, utilize essas dicas para construir campanhas de sucesso dentro do seu app.
Caso você não tenha e deseje implementá-la, fique sabendo que nós da FWC Tecnologia, somos uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos mobile e estamos aqui para te ajudar.
Entre em contato com um dos membros da nossa equipe para trazer essa funcionalidade para dentro do seu aplicativo e conheça um pouco mais do nosso trabalho!
Estamos disponíveis para tirar dúvidas e te orientar sobre o processo de construção de um aplicativo. Buscando trazer o que há de mais atual para os nossos clientes, sempre investindo em tecnologias inovadoras e na capacitação da nossa equipe de desenvolvimento.
O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.
Saiba maisAnálise do Flutter como linguagem em ascensão no desenvolvimento mobile, em comparação com outras populares, como React Native, Swift e Kotlin.
Saiba maisA Revolução Jurídica aborda a ascensão dos robôs e aplicativos de inteligência artificial no setor jurídico, explorando suas aplicações, impactos e desafios éticos. Saiba como a tecnologia está transformando a profissão e o que esperar no futuro.
Saiba maisQuanto Tempo Leva para Lançar um Aplicativo?" aborda as fases do desenvolvimento de aplicativos e os fatores que afetam sua duração. Aprenda como otimizar o processo e lançar aplicativos com sucesso em um prazo razoável.
Saiba maisDesenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD" explora as melhores práticas para criar apps compatíveis com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. Aprenda a integrar privacidade por design, gerenciar parceiros e capacitar sua equipe para garantir conformidade e confiança.
Saiba mais