contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

O que é Gamification e por que utilizar na sua aplicação?

A aplicação do gamification é algo recente que tem ganhado cada vez mais adeptos nas empresas, devido ao seu bom potencial de gerar interações e de trazer melhorias de desempenho entre os participantes.

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

O universo dos jogos não se restringe a uma atividade recreacional. Se você está em dúvida sobre por que utilizar gamificação na sua aplicação, vamos explicar neste artigo como funciona e suas vantagens. 

No livro “Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias'', Brian Burke explica como as empresas descobriram o potencial da gamification para gerar engajamento no mundo online. 

“Na maioria das empresas, a gamificação teve início no departamento de marketing, porém, a partir daí, se espalhou por vários outros setores”, afirma o autor. 

Nas organizações e na sociedade, é possível fazer com que as pessoas mudem comportamentos pelo ato de jogar e, também, que desenvolvam novas habilidades. 

Para saber mais sobre o tema, continue lendo. 

 

O que é gamification?
 

Na década de 1980 teve início a digitalização de jogos e, nos dias atuais, eles são facilmente acessíveis por meio de aplicativos nos smartphones

No entanto, a gamificação não se refere a jogar simplesmente. 

Ela precisa estar inserida em um contexto que não esteja relacionado apenas ao ato de jogar para se divertir, porque existe um objetivo, que pode ser pedagógico, de vendas ou outro na esfera do trabalho

Mas, afinal, por que utilizar gamificação na sua aplicação? Um uso bem comum é o de torná-la um meio para que os funcionários de uma empresa se sintam mais engajados e motivados na equipe. 

Desde o surgimento do conceito de Indústria 4.0, percebeu-se a necessidade de as empresas superarem certos desafios. E o gamification se insere neste cenário. 

Dessa forma, a gamificação utiliza elementos dos jogos com um propósito definido, entre eles para trazer uma melhora na aprendizagem, a interação e o alcance de objetivos, por meio de sistemas recompensas, rankings e pontuações.

Além disso, ela se aplica em diferentes nichos. Por exemplo, é possível praticar gamificação até mesmo no Yoga, com um app da Apple disponível para iPhone, o Aurea: Yoga Gamificado. 

 

Tipos de gamification

 

O conceito de gamificação se desdobra em diferentes tipos, que se diferenciam dependendo do contexto. Alguns deles são: 

  • Gamificação no marketing: é possível promover jogos também nas estratégias de marketing com a redes sociais, porque utilizar gamificação na sua aplicação vai melhorar o relacionamento entre consumidores e marcas.
  • Gamificação para treinamento em empresas: a ideia é tornar o treinamento mais dinâmico entre os funcionários de uma organização. 
  • Gamificação no Onboarding: o intuito é promover a integração da equipe e apresentar a empresa para os novatos de forma mais interativa. 
  • Gamificação na Educação: nesse caso os alunos e professores utilizam jogos para criar novas experiências durante as aulas.
  • Gamificação na Saúde: aqui a ideia é integrar o paciente com jogos nas rotinas do tratamento, para socializar e melhorar a autoestima. 
  • Gamificação no Engajamento Social: o objetivo é aliar ações sociais e políticas com envolvimento da sociedade. 

 

Exemplos de jogos com gamificação

 

Vamos ver alguns exemplos de gamificação utilizados por grandes empresas? Com certeza este é um método moderno que traz ótimos resultados com o uso da tecnologia e dos aplicativos. Confira abaixo. 

 

Starbucks
 

Se você quer saber como e por que utilizar gamificação na sua aplicação, vamos apresentar o exemplo da Starbucks. 

A Starbucks demonstrou como a gamification pode ser eficaz no marketing. A empresa fortalece a fidelização de clientes por meio de um app.

Quem é membro do programa Starbucks Rewards pode usufruir de vantagens que não são oferecidas a outros clientes. 

Por exemplo, há recargas gratuitas de algumas bebidas para os participantes. O cliente é recompensado com estrelas a cada compra, que podem ser trocadas por bebidas ou guloseimas. 

Quanto mais estrelas se acumulam, maior será seu nível no programa e os benefícios. Há também ofertas ocasionais por tempo limitado, quando a compra é recompensada com mais estrelas do que o normal. 

Trata-se de um dos programas de fidelização de clientes mais bem-sucedidos em todo o mundo, que contribuiu consideravelmente para aumentar as vendas da empresa após a implantação do aplicativo. 

 

Nike+

 

Os usuários do aplicativo Nike+ podem desafiar a si mesmos em suas corridas e, ao mesmo tempo, participar de uma enorme comunidade global da Nike.

O app registra velocidade, distância percorrida e calorias queimadas. Com isso, os corredores podem comparar seus resultados com outros. As pessoas que participam recebem vários emblemas como recompensa. 

Há prêmios para determinados percursos, para recordes pessoais de velocidade e também para corridas em feriados específicos. 

Além disso, a Nike apresenta com frequência ofertas exclusivas em produtos esportivos para quem tem o app, o que nos ajuda a entender por que utilizar gamificação na sua aplicação é uma forma de modernizar as estratégias de vendas.

 

Coca-Cola
 

Não é novidade para ninguém que a Coca-Cola está sempre na vanguarda em suas ações promocionais e nas inovações que faz com seus produtos.

Basta observar uma propaganda de TV para percebermos como a empresa de bebidas consegue despertar o desejo pelo produto com experiências únicas em momentos de felicidade.  

Quando falamos em gamification, vale a pena mencionar a campanha Shake It Nike, que aconteceu em Hong Kong. 

Funcionou da seguinte forma: em uma publicidade televisiva à noite, os usuários precisavam utilizar o app gratuito para que pudessem ganhar descontos e prêmios, que incluíam também parceiros como o McDonald´s. 

O dispositivo era acionado ao "chacoalhar" o smartphone, por isso o nome Shake It. Além de ser um jogo divertido, fideliza os clientes que não querem perder as promoções.  

 

Por que utilizar gamificação na sua aplicação

 

Existem razões interessantes para que sua empresa adote o gamification. 

A gamificação pode ser utilizada não apenas em grandes empresas, mas também nas pequenas e médias.

Entre os benefícios, podemos destacar: 

  • apoiar os processos de feedback, reforçando a aprendizagem;
  • criar grupos e engajamento, tanto interna quanto externamente;
  • utilizar a diversão para tornar as pessoas mais predispostas a novas atividades e experiências;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • estimular o pensamento, o potencial inovador das ideias e das pessoas;
  • destacar situações, estratégias ou processos existentes;
  • reunir informações para lançar uma nova tecnologia ou produto;
  • preparar a empresa para a mudança;
  • compreender e lidar com um problema;
  • envolver  as pessoas;
  • espaço de compartilhamento descontraído.

 

Quais são os elementos da gamificação?

 

A gamification pode se enquadrar nas categorias: mecânicas, dinâmicas e componentes, que também estão inter-relacionados. Confira abaixo por que utilizar gamificação na sua aplicação não é algo tão simples, mas é bastante eficaz. 

 

Mecânicas

 

Os jogos mecânicos são aqueles que conduzem os participantes a progredirem segundo as regras do jogo.

Algumas dessas mecânicas são feedbacks e avaliações e chances, sendo que essas últimas ajudam a criar expectativas e surpresas. 

Além disso, há os elementos de competição e cooperação, para entender como foi a performance em comparação com outros jogadores. Há também desafios e recompensas. 

 

Dinâmicas
 

Os elementos das dinâmicas estruturam os games de acordo com as emoções, as narrativas, a progressão no jogo, as interações e também quanto às restrições devido às regras próprias de cada game. 

 

Componentes

 

Os componentes são elementos inerentes aos jogos com regras específicas e mais palpáveis. Eles podem ser projetados, por exemplo, com a ajuda de uma empresa de desenvolvimento de aplicativos. 

Por exemplo, a representação do jogador por meio de um avatar, ou os bens virtuais que existem na estrutura do jogo.

Abrange também conquistas, itens desbloqueáveis, gráficos, medalhas, missões, níveis a ultrapassar, pontos e times. 

 

Então, gostou deste conteúdo?

Agora você já sabe o que é gamificação nas empresas, por que utilizar gamificação na sua aplicação e como ela contribui para melhorar as interações e o engajamento. 

Visite a nossa página inicial e conheça os serviços de desenvolvimento de aplicativos da  FWC Tecnologia!


Chat GPT no uso para atendimentos ao Cliente e Suporte

A era dos chatbots está transformando o atendimento ao cliente e suporte. Saiba como o Chat GPT está revolucionando a interação entre empresas e consumidores.

Saiba mais

TDD: Entendendo o Test-Driven Development

Saiba mais sobre o Test-Driven Development (TDD), uma metodologia de desenvolvimento de software que coloca os testes no centro do processo. Descubra as vantagens, desafios e etapas do TDD.

Saiba mais

Entendendo e Aplicando a Metodologia DevOps no Desenvolvimento de Software

Explore o mundo da metodologia DevOps, conheça sua história, princípios fundamentais e benefícios. Aprenda como implementar DevOps em sua organização e otimize seus processos de desenvolvimento e entrega.

Saiba mais

Metodologia de Desenvolvimento Scrum

Explore a metodologia de desenvolvimento Scrum, compreenda seus princípios fundamentais e aprenda a implementá-la em seu projeto para melhorar a eficiência da equipe.

Saiba mais

Melhores práticas no desenvolvimento de software

Aprenda sobre as melhores práticas para desenvolver software de qualidade. Veja como a adoção de metodologias e processos eficientes pode melhorar a produtividade e a satisfação do cliente.

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?