contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Planejamento de Marketing para aplicativos em 2023: dicas e muito mais

Entenda como fazer um planejamento de marketing para aplicativos de forma eficaz para alavancar o seu negócio em 2023!

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

Você já pensou em como o planejamento de marketing para aplicativos em 2023 poderá contribuir para o crescimento da sua empresa?

O marketing é a alma do negócio. E, para progredir com constância, existem algumas ações que você pode implementar gradativamente para ter sempre melhores perspectivas em relação ao seu app no mercado. 

Então, está preparado para começar a fazer mudanças ainda este ano no seu empreendimento? 

Acompanhe as dicas deste artigo!

 

Como fazer planejamento de marketing para aplicativos em 2023

 

Para ter bons resultados com a sua empresa de aplicativos, você precisa começar o quanto antes a adotar algumas estratégias de marketing que trarão um bom diferencial para a sua empresa. Confira abaixo.

 

Defina a persona

 

A persona é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal da sua empresa. 

Nesse sentido, é importante fazer uma pesquisa de mercado e coletar dados sobre as pessoas que já compraram de você para entender o perfil dos consumidores.  

Informações como localização geográfica, gênero, idade, renda familiar e até mesmo hobbies são alguns quesitos para definir a persona. 

Algumas empresas iniciam suas atividades e deixam para definir a persona depois, o que é um erro, pois a comunicação precisa estar direcionada à persona desde o início. 

 

Tenha uma Proposta Única de Valor  

 

A proposta de valor tem por objetivo identificar qual é o principal valor do seu app. Ou seja, qual é o diferencial da sua marca. 

É dessa maneira que o usuário vai reconhecer a sua empresa, se identificar com a sua missão e o seus propósitos. 

Quando vemos alguma propaganda da Coca-Cola, já sabemos de imediato que a marca busca passar mensagens de bons momentos em família para despertar sentimentos positivos e boas lembranças que emocionem os espectadores.

Tudo isso causa desejo pelo consumo do refrigerante, pois são inseridos valores com os quais as pessoas se identificam. 

 

Construa um site e uma landing page

 

No seu planejamento de marketing para aplicativos em 2023, considere criar um site, caso ainda não o tenha.

Ter um site com conteúdos é algo que trará autoridade para a sua marca, além de ser uma vitrine para os seus produtos. 

E a sua empresa terá mais visibilidade com o aumento do alcance orgânico ao longo do tempo.

Já a landing page, que pode estar no menu do site ou na página inicial, é uma página de vendas que possui técnicas de copywriting para que o potencial cliente conheça o seu produto e se sinta persuadido a adquiri-lo. 

 

Conteúdo de RA / RV

 

Este tipo de conteúdo está relacionado à realidade aumentada e à realidade virtual. Para quem não sabe, é possível tornar mais dinâmica a oferta de produtos do app com esta tecnologia, com recursos de vitrines virtuais, por exemplo. 

 

Utilize o App Store Optimization (ASO)

 

O ASO em português quer dizer Otimização da Loja de Aplicativos. Ele serve para que a página do seu app tenha melhor destaque nas lojas Play Store e App Store. 

Ou seja, com a melhoria do rankeamento nos mecanismos de busca, você terá mais leads e conversões. 

 

Tenha um relacionamento com os clientes

 

Este é outro ponto crucial para quem deseja fazer um planejamento de marketing para aplicativos em 2023.

Todas as empresas que utilizam estratégias de atração e de retenção de clientes sabem da importância de ter um bom relacionamento com os mesmos.

Isso é possível ao criar conteúdos que solucionam suas dúvidas, ao interagir nas redes sociais e também com o e-mail marketing. 

 

Faça vídeos de alta qualidade

 

Uma ótima maneira de educar o público e de conduzi-lo ao longo da jornada do cliente é a produção de vídeos informativos no Youtube sobre o nicho do seu app.

Os conteúdos em vídeo trazem mais confiança para o público e ajudam a humanizar a sua marca, pois as pessoas gostam de saber quem está por trás daquele empreendimento. 

 

Fortaleça o branding

 

Uma forma de fortalecer o branding é criando uma identidade visual coesa em seus canais de comunicação, com um propósito claro do que você deseja transmitir. 

Além de ter um logotipo que seja uma representação dos seus ideais, é interessante também ter um slogan criativo que resuma os valores e a missão da empresa. 

Um slogan bastante conhecido em todo o mundo é o da Nike: “Just do it”. 

Essa frase é mencionada em diversas formas de publicidade que a empresa veicula, em geral associada a alguma imagem de impacto que gera desejo para que o público adquira os produtos da marca. 

 

Adote a estratégia omnichannel

 

A estratégia omnichannel consiste em ter uma empresa constante em diversos canais digitais. Essa também é uma aposta para o planejamento de marketing para aplicativos em 2023.

Por exemplo, seu negócio de apps pode criar conteúdos em um site, nas redes sociais, no Youtube, no TikTok, no Linkedin, no Twitter, entre outros. 

No início pode ser mais difícil ter uma presença digital ampla, mas com o tempo você pode ampliar a atuação da sua empresa de app no digital. 

 

Defina como deseja se posicionar

 

Para que seu negócio cresça, é importante também definir qual será o seu posicionamento no mercado. Em outras palavras, como você deseja que sua marca seja lembrada? 

Para estabelecer qual será o posicionamento é necessário fazer algumas perguntas. Por exemplo: 

  • qual é o potencial de crescimento do mercado? 
  • o que as pessoas procuram no seu app?
  • como seu aplicativo ajuda a resolver problemas? 
  • por que adquirir o seu app? 

 

Oferte o seu produto

 

Muitas empresas que produzem conteúdos se esquecem de uma etapa essencial, que é fazer ofertas do produto.

Isso se aplica ao planejamento de marketing para aplicativos em 2023. 

Em geral, as ofertas do produto são direcionadas a um público que está no fundo de funil. São menos pessoas interessadas em relação ao topo de funil. No entanto, são leads altamente qualificados para compra. 

Na verdade, este público importa bastante, pois é a partir dele que seu negócio de apps fará vendas.

Então, não se esqueça de produzir conteúdos fundo de funil intercalados com as outras etapas da jornada do cliente.

E inclua CTAs em seus conteúdos que direcionem o potencial comprador a alguma ação. 

 

Conheça as métricas

 

Outra questão que sempre esteve presente pelo menos desde a década de 1980, quando passou a ser implementada: a análise de métricas.

Analisar as métricas é uma etapa indispensável para que você saiba o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Muitas vezes, você pode acreditar que determinadas estratégias estão no caminho certo, mas quando avalia as métricas percebe que precisa alterar rotas. 

Então, não ignore esta etapa, pois os dados permitirão que você tenha uma noção clara de como está o progresso da sua empresa. 

Alguns desses dados são relativos a engajamento, número de leads, custo por lead, retenção, número de conversões, entre outros. 

 

Acompanhe as mudanças do mercado

 

Inclua também este ponto na sua lista de planejamento de marketing para aplicativos em 2023.

No mundo da tecnologia acontecem mudanças o tempo todo. Sempre há novos produtos, recursos e funcionalidades que surgem a cada instante, não é mesmo?

Logo, sua empresa precisa acompanhar as tendências e as novidades, para não perder fatias de mercado para os concorrentes. 

Uma simples inovação pode mudar completamente a experiência do usuário em relação ao seu aplicativo, o que é um ponto muito positivo para o seu negócio. 

 

Agora você já sabe o que a sua empresa de apps precisa fazer para crescer o número de clientes e ter bons resultados este ano! 

Leia outros artigos do blog da FWC Tecnologia, empresa de desenvolvimento de aplicativos que fornece soluções eficazes para o seu negócio! 


Flutter em destaque: comparativo com outras linguagens de desenvolvimento mobile

Análise do Flutter como linguagem em ascensão no desenvolvimento mobile, em comparação com outras populares, como React Native, Swift e Kotlin.

Saiba mais

Revolução Jurídica: A Ascensão dos Robôs e Aplicativos de Inteligência Artificial no Setor

A Revolução Jurídica aborda a ascensão dos robôs e aplicativos de inteligência artificial no setor jurídico, explorando suas aplicações, impactos e desafios éticos. Saiba como a tecnologia está transformando a profissão e o que esperar no futuro.

Saiba mais

Quanto tempo leva para lançar um aplicativo?

Quanto Tempo Leva para Lançar um Aplicativo?" aborda as fases do desenvolvimento de aplicativos e os fatores que afetam sua duração. Aprenda como otimizar o processo e lançar aplicativos com sucesso em um prazo razoável.

Saiba mais

Desenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD no Mundo dos Apps

Desenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD" explora as melhores práticas para criar apps compatíveis com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. Aprenda a integrar privacidade por design, gerenciar parceiros e capacitar sua equipe para garantir conformidade e confiança.

Saiba mais

Melhores Aplicativos para Impulsionar Startups

Descubra os melhores aplicativos para impulsionar startups e melhorar a eficiência em áreas como finanças, gerenciamento de projetos e marketing, aumentando as chances de sucesso no mercado competitivo de startups.

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?