fwctecnologia@gmail.com(95) 99177-0296
V1.0

Mercado mobile em 2023: o que esperar?

Entenda as tendências do mercado mobile de aplicativos em 2023 e como aproveitar as novidades para o crescimento da sua empresa!

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

O mercado mobile para aplicativos em 2023 tende a se favorecer consideravelmente com as inovações tecnológicas que seguem em um ritmo vertiginoso. 

Cada vez mais a percepção de espaço e de usabilidade se fundem nos mundos offline e online, com suas interseções entre o real e o virtual. 

Para que você conheça essas tendências, fizemos uma lista sobre o emprego dessas tecnologias na atualidade. Confira!

 

Tendências do mercado mobile para aplicativos em 2023
 

Usar aplicativos para tornar a vida mais simples e com soluções inovadoras é algo que só tende a crescer neste e nos próximos anos.

Em muitos casos, pode levar um tempo ainda para democratização de certos aparatos tecnológicos. 

Mas vale a pena estar por dentro das novidades e entender como a tecnologia vai influenciar o desenvolvimento de aplicativos de acordo com o seu público. 

Veja a seguir algumas dessas tendências no mercado de apps. 

 

Internet das Coisas
 

Você já deve ter visto ou ouvido falar do conceito de “casas inteligentes”.

Com o desenvolvimento de aplicativos, muitas soluções práticas se tornam possíveis no dia a dia de pessoas que estão antenadas no mundo tecnológico. 

Se décadas atrás essas inovações faziam parte de um cenário de ficção científica, hoje elas estão se consolidando em vários países com a Internet das Coisas (IoT). 

É possível, por exemplo, que as luzes da casa se acendam pelo controle de um app conectado. 

Além disso, você pode controlar as fechaduras das portas, utilizar eletrodomésticos inteligentes a partir do app, a exemplo de máquinas de lavar, Smart TVs, ar-condicionado, robôs de limpeza e muito mais. 

De acordo com o relatório “Smart Home Applicances – Global Market Trajectory & Analytics”, até 2027 o mercado de eletrodomésticos inteligentes alcançará cifras de US$ 81,8 bilhões.

Não é apenas o mercado mobile para aplicativos que se movimenta em 2023. Alteram-se as relações e as dinâmicas que o ser humano tem em relação ao espaço e aos objetos, em uma realidade cada vez mais conectada. 

 

Tecnologia 5G
 

Todas as pessoas gostam de utilizar o smartphone com uma boa velocidade para acessar aplicativos e diversos recursos que tornam as rotinas mais práticas na vida pessoal ou no trabalho. 

O 5G melhora essas possibilidades e amplia a abrangência do uso da tecnologia em diferentes áreas. 

Ele teve início no Brasil em julho de 2022, quando o sinal foi implementado em Brasília com velocidade de 1 Gigabit, o que corresponde a uma velocidade 10 vezes maior em relação à 4G. 

De lá para cá, outras capitais passaram a adotar esse tipo de conexão. A estimativa é a de que em 2023 essa tecnologia abranja 420 municípios no país. 

Hoje o 5G tem a possibilidade de oferecer uma velocidade até 100 vezes maior que o 4G. 

Entre as vantagens, há o menor consumo de energia e a integração com a Internet das Coisas (IoT), o que possibilita expandir o escopo para campos como serviços de iluminação pública, telemedicina, automação, Cibersegurança, Business Intelligence, entre outros. 

 

Métodos de pagamento
 

Qual é a relação das formas de pagamento e o mercado mobile para aplicativos em 2023?

Os pagamentos online crescem em um ritmo veloz no Brasil. Por meio de celulares e apps, é possível fazer compras facilmente em qualquer região com acesso à internet. 

E uma das preocupações que sempre surge é quanto à segurança, pois existem cibercriminosos que se aproveitam de vulnerabilidades online para aplicar golpes no cartão de crédito e furtos.  

Nesse contexto, o Google Pay e o Apple Pay já estão no mercado há alguns anos e dispõem de um mecanismo de token que evita clonagem do cartão, pois dispensa a necessidade de armazenamento de informações no smartphone. 

No caso do Google Pay e do Apple Pay, a tendência é que cresça a modalidade de pagamento pela tecnologia NFC, ou seja, por aproximação, que traz mais segurança para o consumidor que realiza compras no celular. 

Dados apontam que até 2023 deverá haver um crescimento de 6,1 bilhões de usuários no mundo que utilizam pagamentos digitais, o que significa uma expansão de 50% em relação a 2017. 

 

Inteligência Artificial 
 

O uso da Inteligência Artificial (IA) estará cada vez mais presente em Chatbots e em programações para detecção facial e de voz.

Se você já fez algum cadastro em um banco digital, por exemplo, provavelmente já se deparou com a etapa de reconhecimento facial para validar o cadastro.

O mesmo acontece quando você visita o site de uma loja virtual ou de uma instituição financeira e pode conversar no chat ou pelo Whatsapp sem que haja de fato uma pessoa por trás daquela conversa. 

As respostas são direcionadas rapidamente de acordo com certos comandos e, em situações específicas, é possível falar com um atendente real.  

Esses sistemas permitem simular o comportamento humano por meio de robôs digitais. 

Porém, as aplicações podem ser muito mais amplas: em drones, carros autônomos, inspeções industriais e em outros contextos da conexão de dados do mundo físico com o digital. 

Um estudo da IBM realizado em mais de 7 mil empresas do mundo, inclusive no Brasil, destaca que 35% dos negócios utilizam a IA. 

Portanto, ainda há muito espaço para crescimento do mercado mobile para aplicativos em 2023 e nos anos seguintes. 

 

Tecnologia Beacon

 

Imagine que você esteja em uma loja de roupas e encontre uma camiseta azul no mostruário. No entanto, você quer comprar uma camiseta verde também, mas ainda está em dúvida.

No mesmo instante, você recebe uma mensagem de um aplicativo da loja mostrando todas as opções de cores daquela camiseta e que você conseguirá um desconto se levar duas ou mais camisetas.

Incrível, não é? 

A tecnologia Beacon conecta o mundo offline com o online por meio de rádio de baixa frequência e com a tecnologia Bluetooth. 

Ela permite a localização de um smartphone em determinado raio de distância e já é utilizada, por exemplo, em smartwatches.  

O nome beacon quer dizer “farol”, uma alusão à detecção do sinal a uma determinada proximidade.  

Nos Estados Unidos, ele já é utilizado desde 2014 e é bastante empregado em lojas de varejo. Ou seja, o estabelecimento detecta onde está o cliente na loja e envia informações para o celular do consumidor que possui um aplicativo.

É uma forma de estimular o cliente a realizar compras de acordo com interesses personalizados. 

No Brasil, existem iniciativas em universidades que utilizam a tecnologia para facilitar o acesso a informações sobre o campus e para localizar alunos e professores.  

 

Realidade aumentada e virtual

 

Outro tópico interessante sobre o mercado mobile para aplicativos em 2023. 

Já se conhece o uso de sobreposição de objetos virtuais em representações reais com a realidade aumentada (RA) em sítios arqueológicos, museus e nos jogos online, o que está interligado também ao surgimento do metaverso. 

No entanto, há aplicações que podem ser desenvolvidas no universo científico, educacional e médico, entre outras áreas. 

Muitos aplicativos já utilizam e vão passar a adotar a tecnologia com novos recursos de RA. 

Por exemplo, a Ikea, que é uma famosa marca sueca de artefatos para casas, utiliza a realidade aumentada para que os consumidores experimentem os móveis da casa de modo virtual no aplicativo antes de fazerem uma compra. 

Outro exemplo interessante é o da parceria que a L´Oréal realizou com a Perfect Corp para que as mulheres utilizassem RA por meio de um aplicativo.

Com isso, existe a possibilidade de testar maquiagens em qualquer lugar, seja no trânsito, na fila de espera do banco ou em casa, sem precisar estar em uma loja física. 

 

Então, gostou deste conteúdo sobre mercado mobile para aplicativos em 2023?
Conheça os serviços da FWC Tecnologia, empresa de desenvolvimento de aplicativos que possui a solução ideal para o seu negócio!


Explorando o Blog da FWC Tecnologia

O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.

Saiba mais

Flutter em destaque: comparativo com outras linguagens de desenvolvimento mobile

Análise do Flutter como linguagem em ascensão no desenvolvimento mobile, em comparação com outras populares, como React Native, Swift e Kotlin.

Saiba mais

Revolução Jurídica: A Ascensão dos Robôs e Aplicativos de Inteligência Artificial no Setor

A Revolução Jurídica aborda a ascensão dos robôs e aplicativos de inteligência artificial no setor jurídico, explorando suas aplicações, impactos e desafios éticos. Saiba como a tecnologia está transformando a profissão e o que esperar no futuro.

Saiba mais

Quanto tempo leva para lançar um aplicativo?

Quanto Tempo Leva para Lançar um Aplicativo?" aborda as fases do desenvolvimento de aplicativos e os fatores que afetam sua duração. Aprenda como otimizar o processo e lançar aplicativos com sucesso em um prazo razoável.

Saiba mais

Desenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD no Mundo dos Apps

Desenvolvendo Aplicativos Seguros: Navegando pela LGPD" explora as melhores práticas para criar apps compatíveis com a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. Aprenda a integrar privacidade por design, gerenciar parceiros e capacitar sua equipe para garantir conformidade e confiança.

Saiba mais

;
QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?