contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Estratégia empresarial nas redes sociais

As redes sociais se tornaram um ambiente promissor na captação de novos clientes e estabelecimento de marcas. Descubra nesse post o que cada plataforma preza em termos de compartilhamento de conteúdo e entenda como adentrar esse ambiente.

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

 

A conectividade entre as pessoas tem crescido diariamente através das plataformas digitais. Essa migração para os relacionamentos virtuais se iniciou com a criação de e-mails, se aprimorou em comunidades e fóruns até se tornar mais robusta com as redes sociais. 

Entender a forma como as pessoas se relacionam na web pode facilitar o posicionamento da sua empresa nesses meios de convivência online. Sendo possível estabelecer uma conexão promissora, quando a visão é alcançar novos clientes. 

O início da construção da imagem da sua marca nas redes pode gerar inúmeras dúvidas, e por isso estamos aqui! Para ajudar na compreensão das mais diversas redes sociais e auxiliar o entendimento da construção de estratégias efetivas do marketing da sua marca. 


 

Quais locais cadastrar a sua plataforma?


 

Assim como o e-mail se tornou um canal de comunicação formal entre os usuários e os fóruns se tornaram um ambiente de conversação informal para compartilhar o conhecimento, cada plataforma digital possui um objetivo e um perfil de usuário diferente, e isso se torna essencial para o posicionamento da sua marca nos locais corretos.

Abaixo apresentamos algumas possibilidades com exemplo de negócios que podem ser utilizados como base para a construção da sua estratéǵia.


 

Facebook


 

A plataforma foi lançada em 2004 e em apenas 8 anos alcançou a marca de 1 bilhão de usuários, se mostrando uma fonte de ouro para a captação de novos leads. O objetivo da rede é promover o compartilhamento de experiências através de fotos e textos que são entregues para os usuários de acordo com o nicho de interesses dos mesmos. 

Para empresas e contas profissionais, o Facebook, conta com diversas ferramentas analíticas, que possibilitam a visualização de informações, como o número de entrega de um conteúdo, interação da postagem com os usuários e compartilhamento.

Ressaltamos a importância da definição do seu público alvo para trabalhar em qualquer plataforma, pois quando o conteúdo começa a ser diversificado ao ponto de não ser distinguido pela plataforma a entrega começa a cair, por não se enquadrar nos nichos dos usuários.

Essa plataforma também hospeda informações e gerenciamento de atividade do Instagram, que será a próxima plataforma apresentada aqui.


 

Instagram

 

Criado em 2010, com o objetivo de ser uma plataforma mobile e posteriormente possibilitando a utilização desktop, o Instagram se tornou viral e em menos de 10 anos, também atingindo o seu primeiro bilhão de usuários ativos mensalmente.

Diferente do foco inicial do Facebook, essa rede social se esforçou em alcançar usuários através de seus smartphones, sendo também utilizado para compartilhar o cotidiano e experiências dos usuários através de fotos e textos. 

Esse comportamento em ambas plataformas citadas anteriormente representa a cultura dessas empresas, sendo buscado pelos usuários que estão presentes nesses ambientes. Nesse cenário surgem os primeiros erros das empresas dentro das redes sociais:


 

Comportamento mecanizado 

Se já sabemos que o objetivo dessas plataformas é conectar pessoas através das histórias compartilhadas, então para as empresas isso não será diferente. Para aproveitar o potencial máximo dessas ferramentas a sua empresa deve se posicionar de forma humanizada, falando diretamente com o seu público alvo e resolvendo os problemas deles através das soluções trazidas pela a sua marca. 

Fuja apenas da propaganda do seu produto e conte como a sua empresa pode ajudar a alcançar os objetivos do seu cliente de forma clara, a fim de trazer empatia para o produto e instigar a imaginação do usuário a pensar na aquisição do mesmo.

Um exemplo forte dessa estratégia é a forma de divulgação utilizada pela Polishop, que apresenta histórias possivelmente reais do cotidiano dos seus clientes, mostrando o produto como o centro da solução de uma determinada dificuldade.


 

Twitter


 

A plataforma que nasceu em 2006 e teve como objetivo a criação de um microblog, onde os usuários compartilhassem textos contendo no máximo 140 caracteres. É pouco utilizada para a venda de produtos, mas sim para a aproximação do relacionamento com os consumidores e fãs da marca.

Sendo uma plataforma com pouca conversão de novos clientes em curto prazo, é possível priorizar o posicionamento da empresa em outras plataformas que possibilitam uma interação menos restrita e posteriormente migrar para o Twitter, já que ele possui o objetivo de fidelizar os usuários à sua empresa.


 

Youtube


 

De todas as ferramentas trazidas neste texto o Youtube é a mais completa atualmente, possibilitando a postagem de fotos, textos e vídeos nos canais da sua empresa. A plataforma foi criada em 2005 e conta com mais de 2 bilhões de usuários atualmente.

Apesar de possuir um número de usuários superior às demais plataformas a empresa que decide se posicionar dentro dessa rede social deve estar ciente da competitividade entre os conteúdos, já que também existem diversos canais ativos que disponibilizam seus vídeos, tornando o local propício para distração dos usuários. 

Assim como em todas as redes sociais, o Youtube preza pela constância dos criadores de conteúdo para o melhoramento das entregas. Sendo assim é necessário assumir o compromisso com uma agenda de postagens para não perder na entrega dos conteúdos, já que a construção de vídeos com qualidade é um processo mais demorado e que demanda mais investimento para a empresa.


 

TikTok


 

Por último, mas não menos importante, vamos falar do TikTok, que é a plataforma mais recente da lista, e que se tornou muito popular em pouquíssimo tempo. Criada em 2016, a rede conquistou seu primeiro bilhão de usuários ativos em menos tempo que as demais, apenas 4 anos.

Focada em compartilhar conteúdos através de vídeos curtos, ela se torna ideal para a apresentação dos produtos que você oferta. Sendo possível mostrar a utilização, benefícios e curiosidades sobre o seu nicho.

Os usuários dessa plataforma são, em sua maioria, jovens entre 18 e 29 anos, sendo necessário adequar a forma de apresentação das suas postagens, contendo uma linguagem acessível e despojada, para se conectar de forma mais adequada com o público jovem


 

Montando a estratégia da sua empresa


 

Até aqui ficou claro que é necessário conhecer as plataformas e os objetivos para as quais elas foram criadas antes de iniciar a construção do seu plano de Marketing Digital, sendo assim, é possível compreender o objetivo de cada usuário que frequenta determinada plataforma.

O posicionamento da sua empresa nessas plataformas deve se dar de forma humanizada, se comunicando diretamente com o consumidor do seus produtos, e não apenas apresentando eles. Tente ao máximo inserir a sua marca no contexto de vida do seu público alvo, lembrando que quanto mais constante nas redes sociais, melhores serão os resultados de conversão de usuários em clientes.

Gostou do que viu até aqui? Então vá conferir os nossos posts sobre Marketing de Aplicativos e veja os benefícios de ter uma plataforma exclusiva para a sua empresa. Nós da FWC Tecnologia estamos sempre atentos a trazer conteúdos de qualidade para auxiliar a sua empresa a se posicionar no mercado.



 


Quanto tempo leva para lançar um aplicativo?

Quanto Tempo Leva para Lançar um Aplicativo?" aborda as fases do desenvolvimento de aplicativos e os fatores que afetam sua duração. Aprenda como otimizar o processo e lançar aplicativos com sucesso em um prazo razoável.

Saiba mais

Aplicativos para empresas - 2023

O uso de aplicativos para empresas em 2023 será cada vez mais comum, permitindo maior eficiência e agilidade nos processos corporativos. Empresas devem investir em soluções personalizadas para se destacar no mercado e melhorar a experiência do usuário.

Saiba mais

Planejamento de Marketing para aplicativos em 2023: dicas e muito mais

Entenda como fazer um planejamento de marketing para aplicativos de forma eficaz para alavancar o seu negócio em 2023!

Saiba mais

A importância do marketing no desenvolvimento do seu negócio

Os empreendedores se encontram diante de um público que interage por meio de novas tecnologias e plataformas digitais. Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância do marketing no desenvolvimento do negócio.

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?