contato@fwctecnologia.com(65) 99691-6294

Quanto custa criar um aplicativo em 2023?

Para saber quanto custa criar um aplicativo, é preciso avaliar fatores como sistema operacional, infraestrutura, design e recursos. Leia este artigo para entender melhor o tema!

avatar-autor-desenvolvimento-aplicativos-imagem

imagem-aplicativos-quanto-custa-desenvolver
Imagem: Quanto custa criar um aplicativo

 

Para quem deseja alavancar os resultados da empresa ou investir em um novo negócio, o mercado mobile é bastante promissor. Se você já está ciente dessa nova realidade, pode estar se perguntando quanto custa criar um aplicativo.

Muitas empresas entendem a importância e o potencial de crescimento dos negócios por meio dos apps. Basta olhar para a nossa tela do smartphone e veremos diversos aplicativos instalados.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e querem encontrar soluções simples, seja para questões profissionais ou de entretenimento. 

De acordo com a Statista, os aplicativos de jogos vão representar 70% das receitas da Google Play em 2024. Além disso, no Brasil houve um aumento de 380% do tempo de uso de apps de delivery no primeiro trimestre de 2022. 

Neste artigo, vamos explicar todos os detalhes para quem está em dúvida sobre quanto custa criar um app. 

 

O que é necessário para criar um aplicativo?

 

Para desenvolver um aplicativo, é preciso seguir algumas etapas. Primeiro, você deve saber quais são os objetivos e quem é o público-alvo.

Depois, acontece a escolha da plataforma em que o app será hospedado, além de quais recursos você deseja implementar para trazer uma boa experiência ao usuário e para monetizá-lo. 

Durante o desenvolvimento, serão utilizadas ferramentas e linguagens de programação específicas para viabilizar o projeto. E, por último, são realizados testes e é feito o lançamento.

 

Quanto custa criar um aplicativo?

 

O valor para criar um app pode ficar entre R$ 15 mil a R$ 100 mil ou mais. Antes de tudo, é preciso saber o quão complexo será o app. 

O empreendedor pode decidir começar com um app mais simples e torná-lo mais sofisticado com o tempo. Ou pode já querer já desenvolvê-lo com as funcionalidades necessárias.

 

Tipo de aplicativo
 

Existem diferentes tipos de apps, cujas características variam dependendo dos objetivos. Por exemplo, um aplicativo de calculadora tem um nível de complexidade bem menor que o de um banco. 

Outros exemplos de apps são os de videogame, de mensagens instantâneas, de e-commerce, de idiomas, de viagens, de redes sociais.

Consequentemente, o custo vai depender também da finalidade do app. 

No caso de um app de e-commerce que divulga milhares de produtos e aceita diferentes formas de pagamento, o custo será maior que o de um app para gerenciamento de produtividade, por exemplo. 

 

Plataformas e sistemas operacionais

 

Vamos ver agora quanto custa criar um aplicativo para ser encontrado em lojas de apps.

Para saber o custo de desenvolvimento de app, é preciso definir o sistema operacional, que pode ser iOS, Android, Windows Phone ou outros. Além disso, o aplicativo pode ser pensado para funcionar em mais de um sistema.

Significa que uma pessoa poderá baixá-lo se tiver um iPhone ou um smartphone comum. 

Logo, caso opte por criar o aplicativo em iOS e Android, o investimento poderá ser até 25% maior do que seria para apenas um sistema. 

 

Aplicativo nativo ou híbrido
 

É necessário considerar se o aplicativo será nativo ou híbrido.

No caso do nativo, ele é baixado no App Store ou Google Play Store e utiliza recursos nativos do celular, como câmera ou localização.

No caso do app híbrido, ele também é encontrado nas lojas de apps mencionadas, mas na criação utiliza-se linguagem web, embora ele se comporte como um app nativo.

Em cada caso será necessário utilizar linguagens de programação diferenciadas.

 

Infraestrutura back-end

 

Quando os desenvolvedores criam aplicativos móveis, eles utilizam determinado sistema operacional para que haja a troca de informações entre o app e o banco de dados. Esse mecanismo é conhecido como back-end.

Nesse sentido, para saber quanto custa criar um aplicativo, considera-se também a necessidade de análise constante, para monitoramento das atividades dos usuários, de acordo com os recursos utilizados.

Dessa forma, é possível fazer melhorias para aprimorar a experiência dos clientes e a performance do app. 

 

Design 

 

O design do aplicativo está relacionado à interface. Em outras palavras, refere-se a tudo o que é visto pelo usuário no app. 

A escolha do design e da interface depende de uma análise minuciosa de acordo com os objetivos do empreendedor. 

Quanto mais elaborados forem, mais tempo será necessário para o desenvolvimento e, também, maior será o investimento. 

 

Quantidade de recursos

 

A quantidade de recursos é um fator importante que vai  influenciar o custo do aplicativo. 

Por exemplo, criar um formulário de contato demanda menos tempo para o desenvolvedor em comparação a configurar um sistema de geolocalização para um usuário local. 

Fatores como linguagem de programação, quantidade de páginas do app, possibilidades de interação do usuário, manutenção e sistemas de publicidade também devem ser avaliados. 

 

Online ou offline

 

Existem alguns aplicativos que podem funcionar mesmo sem acesso à internet, enquanto outros precisam de uma conexão. 

Apps como Facebook, Instagram e Youtube requerem a presença de internet para funcionarem e para que os usuários recebam notificações. 

Já o app do Google Drive pode funcionar online ou offline, com o armazenamento na nuvem. 

Durante a concepção do aplicativo mobile, a parte estrutural será avaliada de acordo com esses parâmetros também.

Mas quanto custa fazer um aplicativo offline? Em geral, um app que funciona offline pode custar 40% mais que um app disponível apenas online.  

 

Notificações via push

 

Diversos aplicativos têm a função de enviar notificações no app, seja oferta de novos produtos, alguma informação via chat, entre outras.

No Whatsapp, é comum vermos essa notificação quando uma ou mais pessoas tentam entrar em contato conosco.

Para que isso seja possível na criação do seu aplicativo, precisaremos implementar as notificações push, que necessitam de conexão online e sistema back-end. 

 

Métodos de pagamento

 

Outra questão relevante é saber quanto custa criar um aplicativo com diferentes métodos de pagamento.

Os códigos de barras e os sistemas NFC, com pagamento por aproximação neste último caso, são bastante úteis no caso de apps de delivery, e-commerces e outros que lidam com venda de produtos ou serviços. 

Essas funcionalidades podem estar presentes no app para facilitar a vida do usuário. 

 

Lançamento do aplicativo

 

Depois que o app estiver finalizado, existe também a fase de lançamento e de promoção do app, que envolvem custos de publicidade. 

Afinal, as pessoas precisam conhecer o seu aplicativo e isso requer estratégias de marketing

No caso do App Store Optimization (ASO), ele permite mais visibilidade quando alguém buscar pelo seu app na loja em que está presente. 

 

Quanto custa a manutenção de um aplicativo?

 

Além de saber quanto custa desenvolver um aplicativo, quando ele já está pronto existem também custos de manutenção que vão permitir o bom funcionamento do dispositivo.

Em geral, este custo fica entre 15% a 20% do valor investido inicialmente. Porém, para apps com grande volume de usuários e de larga escala, os custos podem ser mais de 50% por ano. 

A manutenção existe para evitar ou corrigir a ocorrência de bugs, por exemplo, além de fazer adaptações e updates para versões atualizadas. 

No que se refere ao uso do Analytics para acompanhamento de métricas relacionadas aos usuários, prospects e clientes, as ferramentas mais avançadas são pagas, embora existam também ferramentas gratuitas. 

Quanto à infraestrutura, existe o custo dos serviços de hospedagem. Em alguns casos ela pode ser gratuita, mas à medida que a visibilidade do app cresce, um serviço pago atenderá melhor às necessidades da empresa.

Na manutenção pode haver também a necessidade de resolver questões técnicas, de design, de segurança e de integração com outras plataformas.

 

Qual é o profissional que cria aplicativos?

 

O desenvolvedor de aplicativos é quem cria os apps. 

O profissional tem formação nas áreas de Tecnologia, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação ou Desenvolvimento de Sistemas. 

Normalmente, a criação de um app abrange profissionais também de outras áreas, como Web Designer e Analista de Banco de Dados. 

 

Então, agora você já sabe quanto custa criar um aplicativo. 

Você deseja melhorar a visibilidade da sua empresa ou iniciar um negócio com a criação de um app?

Entre em contato conosco pelo chat do site ou aqui pelo Whatsapp

A FWC Tecnologia é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos com profissionais extremamente qualificados e com alto índice de satisfação dos clientes. 
 


Scrum vs Kanban: Entendendo as Diferenças na Gestão de Projetos

Explorando as nuances entre Scrum e Kanban, este post oferece um olhar detalhado sobre as duas populares metodologias ágeis. Analisamos suas origens, princípios, vantagens e desvantagens, ajudando a entender qual delas se adapta melhor às necessidades de cada projeto.

Saiba mais

Explorando o Blog da FWC Tecnologia

O blog da FWC Tecnologia oferece um profundo insight sobre o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia digital.

Saiba mais

TDD: Entendendo o Test-Driven Development

Saiba mais sobre o Test-Driven Development (TDD), uma metodologia de desenvolvimento de software que coloca os testes no centro do processo. Descubra as vantagens, desafios e etapas do TDD.

Saiba mais

Entendendo e Aplicando a Metodologia DevOps no Desenvolvimento de Software

Explore o mundo da metodologia DevOps, conheça sua história, princípios fundamentais e benefícios. Aprenda como implementar DevOps em sua organização e otimize seus processos de desenvolvimento e entrega.

Saiba mais

Metodologia de Desenvolvimento Scrum

Explore a metodologia de desenvolvimento Scrum, compreenda seus princípios fundamentais e aprenda a implementá-la em seu projeto para melhorar a eficiência da equipe.

Saiba mais

QUANTO CUSTA CRIAR UM APLICATIVO?